Com a proximidade do primeiro de maio, dia do aniversário de 37 anos de Otto Lara Resende, que, na ocasião, era adido cultural na Embaixada do Brasil, em Bruxelas, Hélio Pellegrino, então com 35 anos, escreve esta carta comovente e afetuosa em que reflete sobre a passagem do tempo e a maturidade.

Rio de Janeiro, 18 de abril de 1959

Meu excelente Otto,

Escrevo-lhe, depois do almoço, em plena tarde de verão, já que esse dadivoso calor carioca não mais se desprega da pele da cidade. Grudou-se a ela, a nós todos, e nos suga pachorrentamente, gruda e gordíssima sanguessuga que nos espreme os poros, os ossos, os poços.

Acabo de passar os olhos no […]

No 31 de outubro, dia em que se comemora o aniversário de Drummond, o Dia D, vale lembrar que há meio século, o poeta, mais que modesto e discreto, não se sentiu à vontade para receber um toca-discos, ou uma eletrola, como se dizia na época, que um grupo de amigos quis lhe dar – é o que revela este bilhete de Cyro dos Anjos.

Rio de Janeiro, outubro de 1956

É sabido que certo cidadão de Itabira, sempre vigilante e gentil para com as comemorações de amigos, se sente mais à vontade quando o deixamos a sós, nas suas próprias comemorações.

Não obstante, um grupo desabusado de velhos cupinchas resolveu rebelar-se desta vez (tranquiliza-te, Carlos, os conspiradores são poucos, não se fez subscrição, não se […]

Foi no palco da casa de shows Canecão, no Rio de Janeiro, que os três filhos de Dorival Caymmi o homenagearam por ocasião do seu aniversário de 90 anos, em 2004. Fernanda Montenegro, presente ao espetáculo, escreveria depois este bilhete comovido ao amigo.

Rio [de Janeiro, 3 de maio de 2004]

Queridíssimo Caymmi,

Querido Caymmi de todos nós. Ontem ouvi, cantei e chorei vendo seus filhos. Louvado seja você e toda a sua família. Você já veio eterno, desde o ventre de sua mãe, para nossa alegria e crença no melhor que nós somos e mais maravilhoso como povo, raça, tribo (e vai enumerando, aí!).

Glória […]